quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Nova música brasileira- Roberta Sá



Mulheres e música popular brasileira, a boa combinação virou moda nos últimos tempos com o lançamento de inúmeras cantoras jovens regravando antigos sucessos ou compondo a nova MPB. Dentre as inúmeras vozes, algumas inevitavelmente se destacam, Roberta Sá é uma delas.
Vinda do Rio Grande do Norte, mas crescida no Rio de Janeiro, Roberta faz um samba que mistura boas doses de brasilidade. O vínculo com a música veio desde pequena, mas foi somente aos 20 anos, quando estava ainda na faculdade de jornalismo que se descobriu cantora e pela insistência de sua professora de música foi participar do programa “Fama”. Pouco tempo depois teve sua voz na novela das oito “Celebridade”, com a música “A vizinha do Lado” de Dorival Caymmi.
O primeiro CD só saiu em 2004: “Braseiro”, com as participações especiais de Ney Matogrosso, MPB-4 e Pedro Luis e a Parede. O disco reúne composições conhecidas dos amantes do samba e da bossa nova, com letras assinadas por Chico Buarque e Paulinho da Viola. Neste primeiro trabalho Roberta revela sua voz, mas ainda não mostra sua personalidade, o CD é bem calmo, bom para ouvir em dias de chuva.
Apesar da inexperiência da cantora, este trabalho rendeu uma turnê nacional e shows em Portugal e na Alemanha.
Em 2007 vem o segundo álbum “Que belo estranho dia para se ter alegria”, que encanta os ouvidos desde o começo com músicas fortes, diversidade de ritmos e ótimas interpretações. As grandes parcerias continuam com Lenine, Carlos Malta e Pife Muderno. Neste CD o público pode conhecer a grande paixão de Roberta: o samba e a cantora se revela uma grande intérprete de letras bem-humoradas, impossível ouvir suas músicas e não sentir vontade de sair falando bom-dia por aí.
A música que dá origem ao título do álbum é de Lula Queiroga, um músico e compositor que tem parcerias com grandes nomes da música nacional e que pela riqueza de sua obra valeria tantos outros artigos.
Para quem gosta de ver o ouvir as músicas de destaque da cantora estão disponíveis também em DVD, gravado durante show no Rio de Janeiro. O diferencial deste último trabalho são dois duetos, um com Ney Matogrosso e outro com Chico Buarque.
Confira um pouquinho desta cantora que já tem lugar reservado na história da música brasileira: www.robertasa.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

Não conhecia a cantora mas, agora, tão bem recomendada vou buscar suas gravações.