segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Silêncio na América Latina


A voz marcante que une os latino-americanos, que revela a riqueza deste continente multifacetado nos deixou neste domingo. A intérprete argentina Mercedes Sosa foi uma das maiores representantes da nossa música, cantou composições de vários países do continente, celebrou a cultura indígena e evidenciou a sabedorias dos povos oprimidos.
Sosa nasceu na província de Tucumán, a cerca de mil quilômetros de Buenos Aires e cantou desde muito jovem as canções populares que aprendeu em sua comunidade. Ficou conhecida com “la negra”, referência os seus cabelos negros e seus traços indígenas, o apelido carinhoso ajudou a mudar o sentido pejorativo da palavra negra na Argentina.
A cantora gravou seu primeiro disco na década de 60: “Canciones com Fundamento”, na década seguinte já era reconhecida por denunciar a opressão e foi proibida de cantar na ditadura de 1976. Mercedes viveu em Madri e Paris e voltou ao seu país somente em 1982, gravando “Mercedes Sosa en Argentina”.
Com a volta da democracia Sosa experimentou vários ritmos e fez parcerias musicais ao redor do mundo, porém, sua obra mais lembrada é “Gracias a La Vida”, escrita pela chilena Violeta Parra. No fim da década de 80 a cantora gravou “Amigos mios”, em que se reuniu com nomes latino-americanos como Milton Nascimento, Pablo Milanés (Cuba) e Charly Garcia(Argentina). Além deste disco a cantora organizou um dos mais importantes espetáculos apresentados na Argentina: “Sin Fronteras” que reuniu sete cantoras do continente, incluindo Beth Carvalho.
Entre Cds próprios e participações, a voz de Mercedes está presente em mais de 90 gravações, sendo que o último deles: “Cantora”, lançado em 2009 conta com a participação de Daniela Mercury. Mercedes foi amiga e gravou canções com muitos músicos brasileiros como Fagner, Chico Buarque e Maria Rita.
Além da voz inconfundível, Mercedes era uma figura forte com um sorriso encantador, que deixa um legado de músicas que nos fazem sentir orgulho das origens latino-americanas.



Um comentário:

Anônimo disse...

Esta homenagem à grande MERCEDES SOSA é um tributo à sua voz e luta permanente em defesa dos direitos humanos e contra as ditaduras. Em boa hora. Parabéns.