terça-feira, 25 de março de 2008

Ney Matogrosso: o homem camaleão


"Que preto/que branco/que índio o quê! /somos todos inclassificáveis"
Este é um trecho da música “Inclassificáveis”, assinada por Arnaldo Antunes que nomeia o novo show de Ney Matogrosso e não haveria nome melhor para uma apresentação que caminha pelo rock, samba, MPB, pop, maracatu e até balada espanhola.
O artista esteve no Theatro Pedro II em Ribeirão Preto no dia 13 de março. Na platéia lotada, pessoas de todas as idades acompanhavam os movimentos de Ney sobre o palco.
O show, além de ser marcado por essa mistura sonora, é um espetáculo também para os olhos. O cenário assinado por Milton Cunha tem ao fundo grandes tecidos que são trocados e iluminados acompanhando os sentimentos retratados nas canções.
A iluminação abusa de efeitos e cores, formando diversos ambientes, como uma casa à luz do luar, um bordel e uma floresta.
Ney é o “elemento” cênico principal, ele veste um macacão multicolorido do estilista Ocimar Vesolato. Usa um sofá roxo como apoio para troca de acessórios diversas vezes durante o show e chega, na metade do espetáculo, a fazer um strip-tease, deixando o figurino brilhante por uma malha cor de pele com desenhos tribais.
O cantor alcança com maestria todos os ritmos, passa do samba para a música espanhola em minutos. Ney interpreta três canções do músico Cazuza: “O tempo não pára”, “Pro dia nascer feliz” e “ Porque que a gente é assim?” , além de sucessos de Edu Lobo e Chico Buarque com “Ode aos ratos” e Caetano Veloso em parceria com Gilberto Gil em “Divino Maravilhoso”. As músicas em sua maioria já conhecidas do público fizeram com que a platéia acompanhasse de pé a apresentação.
Quando o show acaba, tem-se a impressão de que vários artistas passaram pelo palco e que, apesar dos 35 anos de carreira, Ney Matogrosso pode sempre surpreender.

Lançamentos

Ney Matogrosso optou por gravar o CD “Inclassificáveis” em estúdio, porém, com a mesma banda do show e com repertório muito parecido. O lançamento aconteceu na cidade de São Paulo no dia 28 e na próxima semana estará no Brasil todo.
Já o DVD foi gravado durante a temporada de shows na capital carioca em janeiro e será lançado em abril.
Confira o repertório do CD:
“O tempo não pára” – Cazuza/ Arnaldo Brandão
“Mal necessário” – Mauro Kwitko
“Leve” – Iara Reno/ Alice Ruiz
“ Um pouco de calor” – Dan Nakagawa
“ Novamente” – Frd Martins/ Alexandre Lemos
“Mente, Mente”- Robinson Borba
“Lema” – Carlos Rennó/ Lokaua Kanza
“Sea” – Jorge Drexler
“Porque a gente é assim?” – Cazuza/ Ezequiel Neves/ Frejat
“Coisas da vida” – Alzira Espíndola/ Itamar Assumpção
“Ode aos ratos”- Chico Buarque/Edu Lobo
“Inclassificáveis”- Arnaldo Antunes
“Veja bem, meu bem”- Marcelo Camelo
“Divino maravilhoso”- Caetano Veloso/ Gilberto Gil
“Coragem coração” – Cláudio Monjope/ Carlos Rennó

Nenhum comentário: