quinta-feira, 6 de março de 2008

Alma nova para a infância


Outro dia assistindo a TV Cultura me deparei com um clipe de música infantil, a música contava a história de um rato apaixonado pela lua. Foi um daqueles momentos que um sorriso se abre em seu rosto independente de sua vontade.
A bela música é assinada pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatit que depois de trabalharem no programa Rá Tim Bum criaram em 1994 o selo independente Palavra Cantada, cujo objetivo é criar canções infantis de qualidade com letras ricas em poesia e que abusem do lúdico.
No inicio a dupla vendia sua música para um número restrito de pessoas através do telefone e correio, mas eles conquistaram sucesso de público e critica desde o primeiro trabalho.
A dupla já produziu 14 títulos, entre Cd´s e Dvd´s, e vendeu mais de quinhentas mil cópias.
Sandra e Paulo são dois contadores-cantores de histórias, nos shows há a forte presença de percussão para imitar os sons dos animais e objetos, formando uma esfera mágica que não envolve somente as crianças.
O trabalho é minucioso com a construção cuidadosa de todas as letras e melodias, abrangendo cantiga de roda, frevo, maracatu e outros ritmos brasileiros.
As letras abordam desde temas como respeitar os pais, relações com a família, alimentação e meio-ambiente de forma poética.
A colunista Bia Abramo da Folha de São Paulo, comentando o trabalho do grupo no último dia 27, falou sobre como é tolize fazer generalizações em relação aos gostos das crianças porque elas são extremamente flexíveis. Lembro que ao mesmo tempo que gostava do programa da Xuxa, passava muito tempo assistindo Rá-Tim-Bum e os dois tinham características bem diferentes.
A expansão de duplas como o Palavra Cantada talvez indique maior preocupação dos pais e educadores com o que as crianças consomem.
O último CD, lançado em janeiro, “Carnaval Palavra Cantada”, traz 13 músicas, 11 delas inéditas caminhando entre ritmos como samba, marcha e frevo e conta também com a participação do compositor Arnaldo Antunes, que já participou de trabalhos anteriores da dupla.


“Quando eu vejo meu vovô

Que é pai do meu papai

Penso que há um tempo atrás

Ele era o que eu sou

Agora sou criança

E o vovô também já foi

A vida é uma balança

Ontem, hoje e depois”
( Trecho da música “Vovô”)

Nenhum comentário: