quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Uma visão sobre o filme Boa noite e Boa sorte


Uma das minhas melhores professoras em Piracicaba, Marta Maia, nos indicou o filme Boa noite e Boa Sorte em uma de suas aulas.Tive o prazer de assisti-lo durante essa semana, e acredito que seja um filme imprescindível para quem se interessa por jornalismo.
O filme dirigido por George Clooney, retrata um momento da história do apresentador Edward Murrow, na rede CBS, em que ele e seus companheiros de produção enfrentaram de forma brilhante as políticas ditas anti-comunistas do senador Joseph McCarthy.
O filme é todo em preto e branco, rico em detalhes de cenografia e produção.Apesar de transcorrer todo dentro dos estúdios da rede de Tv podemos perceber diversos elementos cênicos, como as antigas câmeras e televisões e o que me chamou muita atenção foram os figurinos, criou-se com precisão o clima dos anos 50.
Edward Murrow sempre terminava seus programas com a fala boa noite e boa sorte, e seu programa era jornalístico, mas diferente do formato que conhecemos atualmente.No cenário havia apenas uma poltrona em que Murrow sempre acompanhado de seu cigarro exibia as notícias.Cada programa tinha um assunto principal, e durante os 30 minutos de duração o apresentador tratava deste determinado assunto.
Era época de Guerra Fria, e havia portanto toda uma política de anti comunismo nos EUA, o senador McCarthy estava perseguindo várias pessoas que apresentassem alguma ligação ou simpatizasse com o sistema comunista.
A história é rica por si só, os jornalistas que trabalharam para enfrentar as argumentações do Senador na época, utilizaram-se brilhantemente dos fatos.Eles não acusavam diretamente as políticas de McCarthy, mas apresentavam através de entrevistas com pessoas acusadas de serem comunistas, imagens dos julgamentos contra tais pessoas e partes dos discursos do senador, o quanto suas atitudes eram errôneas e contraditórias.
Uma curiosidade é que as cenas que mostram o senador McCarthy são reais, o que nos leva a pensar o quanto o espaço político torna-se um espaço cênico frente à mídia.
Acredito que o maior mérito deste filme esteja em propor uma discussão sobre a liberdade da mídia, que na maioria das vezes segue os interesses dos seus patrocinadores, e não incita um real debate sobre os assuntos que trata.