quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Fórum econômico e fórum social - Suíça x Quênia

Os dois maiores fóruns internacionais estão ocorrendo durante essa semana, um em Davos e o outro em Nairobi, separados pela riqueza de seus países sede e unidos pelas discussões em torno de um mundo melhor.
Um reúne os que buscam a igualdade de direitos, superando cor de pele, religião ou opção sexual, outro reúne os grandes empresários e governantes, os que têm o “poder” nas mãos.
As discussões acabam sendo divididas por quem têm dinheiro e quem não têm, alguns dos participantes do fórum econômico em Davos possuem sozinhos a riqueza de países inteiros subdesenvolvidos.
Estas diferenças entre o fórum econômico e social são reflexos da desigualdade social mundial. Nenhum dos dois fóruns pareceu apresentar nos últimos anos planos consistentes de mudança.
Enquanto o mundo estiver dividido entre desenvolvidos e subdesenvolvidos, sem que um olhe para o outro consciente da necessidade de igualdade pouco poderá ser feito nesses eventos.
Existindo dificuldade em se discutir os problemas mundiais juntos, torna-se mais complexo buscar soluções em âmbito mundial.
Acredito sim na importância do Fórum Social Mundial, que é essencial se contrapor as políticas que levam a desigualdade, que um movimento social precisa conhecer os outros, mas ainda sonho com a possibilidade da sociedade caminhar junta e das discussões saírem do papel.

Nenhum comentário: