quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Um recorte da História

Mídia, uma palavra tão utilizada na atualidade e que envolve tantos significados, mas afinal como este termo surgiu e como se tornou tão comum?
Foi na década de 1920 que se começou a falar de mídia, e já nos anos 50 entrávamos na chamada revolução da comunicação. O interesse pela comunicação é muito mais antigo, já que na Idade Média haviam estudos sobre retórica, porém, a comunicação como entendemos hoje, com seus meios de transmissão tem uma história relativamente curta.
A invenção da prensa gráfica por Gutemberg em 1450 é tida por alguns historiadores como a marca do início desta trajetória. Por volta de 1500 havia máquinas de impressão em mais de 250 lugares da Europa e cerca de 13 milhões de livros estavam circulando pelo continente entre 1450 e 1500.
Um dos grandes momentos desta história foi a Reforma Protestante, em que Martin Lutero amplia a comunicação. Mais de 80% dos livros publicados em 1532 tratavam da Reforma da Igreja.
Já em 1700 os jornais passam a ter cada vez mais importância para a sociedade européia, no entanto, é importante ressaltar que a comunicação oral continuava tendo relevância, muitas vezes as pessoas se reuniam em clubes e cafés para ouvirem os jornais sendo lidos em voz alta.
Com o crescimento dos jornais o setor da publicidade ganha mais espaço. Em 1700 também começam as primeiras discussões em torno da veracidade dos jornais e os debates políticos passam cada vez mais a fazer parte da vida da população.
Outro momento crucial foi a publicação da Enciclopédia entre 1751 e 1765 que tinha como objetivo despertar a consciência política e transmitir conhecimento, alcançando todas as camadas sociais.
Em 1814 foi criada a prensa à vapor que permitiu a produção de mil exemplares por hora, tal invenção é um dos marcos da revolução Industrial influenciando diretamente na comunicação.
A história da comunicação está vinculada também ao desenvolvimento do transporte, quando há a expansão das ferrovias as relações com o tempo e o espaço se modificam, nascem os guias de viagem e pequenos livros para ler durante o trajeto conhecidos como literatura ferroviária.
Com a invenção do telégrafo em 1837 a comunicação dá um grande passo, ligando os países uns com os outros. Anos depois, em 1876, a invenção do telefone revoluciona as maneiras de se comunicar e em 1897 começam as primeiras transmissões radiofônicas.
O cinema segue seu caminho paralelamente ao desenvolvimento sonoro, com a invenção do cinematógrafo por Lumiére em 1895.
A industrialização trouxe novos significados à comunicação, pois era necessário que os meios se tornassem mais confiáveis. O entretenimento também passa a ganhar novos conceitos, especialmente com o advento da televisão na década de 1930.
Comunicação passa a ser tema de estudos e nascem as primeira Teorias da Comunicação. Em 1960 surgem os primeiros cursos de pós graduação.
Em 2000 a internet ganha o mundo e adentramos uma nova era da comunicação, ainda a se revelar.
Apesar de tantas mudanças o velho e o novo coexistem e a cada avanço as antigas tecnologias são desafiadas a serem repensadas.

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