terça-feira, 16 de outubro de 2007

Isto é um debate?

Na última semana houve um suposto debate sobre violência. A discussão partiu de um texto escrito pelo apresentador Luciano Huck publicado no jornal Folha de São Paulo e da resposta a tal texto pelo rapper Ferréz, publicado no mesmo jornal.
Luciano teve seu relógio rolex roubado em São Paulo e escreveu um relato do assalto e a mostra de sua indignação. Ferréz escreveu sobre a realidade do suposto ladrão.
O artigo de Huck não passou de um desabafo, começa com “Luciano Huck foi assassinado” e termina com “ Isso não está certo” .O texto é só isso, quisera eu que toda vez que ficasse triste ou indignada conseguisse a página 3 de um dos maiores jornais do país só para reclamar da vida.
Ferréz, que escreve sobre a periferia e conhece muito bem essa realidade relatou em seu artigo uma ficção, em que o bandido não é só bandido, mas também tem uma família e uma história não das mais felizes por trás de suas atitudes.
Ambos não colaboraram para uma real discussão, abusaram de clichês em seus textos e defenderam um o direito de ser rico e o outro o direito de querer ser rico.
Os leitores escreveram cartas para o jornal, publicaram textos em blogs, porém, o que percebi de todos os lados foi muito “achismo”. As falas correm em torno da questão: rico pode reclamar da vida?
Tal questionamento me faz lembrar o tal movimento das elites, o “Cansei” e a última reportagem de capa da revista Veja ( a mais vendida do país) em que se conclui que os usuários de drogas são os responsáveis pelo tráfico.
Viva o simplismo, todos correm para as bancas para ver a Mônica Veloso, todos correm para saber quanto valia o tal relógio do Huck, mas faltam discussões em torno dos reais problemas e faltam principalmente ações que busquem soluções.

Nenhum comentário: