terça-feira, 16 de outubro de 2007

Alimentação equilibrada é preocupação de famílias ribeirão-pretanas

Falta variedade de nutrientes no prato do ribeirão- pretano. Através de entrevistas realizadas com moradores dos bairros São José, Cândido Portinari, Jardim Juliana, Jardim Paulista, Marchesi e City Ribeirão constatou-se que independente da classe social a alimentação básica da população consiste em arroz, feijão e carne.
A população apresentou dúvidas em como diversificar e equilibrar os alimentos e na melhor forma de investir a renda familiar em alimentação.
Segundo a nutricionista responsável pelo programa Alimente-se Bem do Sesi, Fabíola Makhoul para uma boa alimentação é necessário unir moderação com diversidade nutricional. “É importante que as refeições agrupem alimentos que façam parte dos três grandes grupos: proteínas (carnes, grãos), vitaminas/ minerais/ fibras (frutas, verduras e legumes) e carboidratos (arroz, massas)”.
Uma das dificuldades apresentadas é em como conciliar a alimentação de qualidade com a falta de tempo. “Tenho muitas vezes que comer salgado ou lanche por não ter tempo de comer em casa”, diz a vendedora Rosangela Ferreira. Fabíola recomenda nestes casos que a família escolha um dia da semana com menos atividades para preparar porções de alimento, congelá-las e aquecê-las quando necessário.
A nutricionista Thereza Cristina Pereira coloca que os consumidores devem evitar os alimentos industrializados, pois na maioria das vezes eles são ricos em gordura trans que tem efeitos nocivos à saúde, possuem sódio que provoca o aumento da pressão arterial e são compostos de poucas fibras que são importantes na digestão.
Para a dona de casa Tatiane Ferreira Silva uma dificuldade é convencer sua filha de sete anos de comer bem, a mãe de três filhos, Andréia Terra também tem este problema. “O mais difícil para mim é preparar comida para todo mundo em casa, os gostos são muito diferentes”
Segundo Fabíola a criatividade tem grande influência “Para as crianças é essencial a aparência da comida, é preciso, portanto, deixá-la atraente. Sair do tradicional sem perder os valores nutricionais”. Nestes casos Thereza recomenda que as mães dêem o exemplo, ofereçam à criança as verduras e legumes, mas também adquiram o hábito de consumi-los.
Outra dica é na preparação de carnes em que devem ser retiradas as capas de gordura na carne vermelha e peles nas carnes brancas e preferencialmente ser preparadas grelhadas ou cozidas, pois a fritura além de ser mais calórica, colabora para doenças cardiovasculares.
Os sucos naturais são aliados para uma boa alimentação. Muitas famílias disseram consumir sucos em pó e refrigerantes com freqüência. “Suco natural é muito difícil de fazer, acabo optando pelos refrigerantes por praticidade”, declarou o entrevistado José Augusto Figueiredo, porém, Thereza explica que estes produtos não contém quantidade significativa de nutrientes e os refrigerantes dificultam a digestão devido aos gases, logo, devem ser evitados.
Dois itens foram citados com freqüência pelos entrevistados, queijo e ovos. As nutricionistas indicam o consumo dos queijos brancos, pois os amarelos possuem alto teor de gordura que tem mais calorias. “O ovo pode ser ingerido uma vez por semana. Nos esquecemos que este alimento está presente nos bolos, tortas e pães, é preciso ter moderação em sua ingestão”, afirma Thereza.
O consumo de café é alto entre as famílias, principalmente na primeira refeição do dia. A manicure, Silvana Silva contou que toma café ao menos três vezes por dia “Entre as refeições sempre acabo tomando, puro ou com leite”.
A nutricionista Fabíola explica que o máximo que deve ser consumido de café por dia são duas xícaras pequenos, devido a alta quantidade de cafeína. “ A cafeína impede a absorção de vários nutrientes, principalmente de cálcio. O ideal é que não se tome juntamente a alimentos ricos em cálcio como leites e queijos”.
Outro ponto colocado pelos entrevistados é como conciliar a renda familiar com uma boa alimentação. Fabíola indica que as pessoas comprem alimentos da época, pois são mais baratos e nutritivos, que se evite o desperdício, assim deve-se utilizar talos, folhas e ramos. “Fazer comida em casa e comprar o mínimo de produtos industrializados possível é aconselhável, porque são mais saudáveis e ricos em nutrientes”.
De acordo com as nutricionistas cuidados simples podem fazer com que as refeições se tornem mais nutritivas. É melhor optar pelas verduras e legumes crus, cozidos no vapor para que mantenham seu valores nutricionais, sendo que o recomendado são de três a quatro porções diárias de frutas, verduras e legumes variados.
Fabíola esclarece que para uma alimentação equilibrada respeitar o metabolismo é essencial, assim é recomendável comer de três em três horas porque faz com que o corpo trabalhe o dia todo e a velha receita de comer muito no café da manhã e pouco a noite funciona.

Serviço:
O Programa Alimente-se Bem do Sesi fornece aulas práticas que ensinam receitas de baixo custo com aproveitamento integral dos alimentos. Os cursos tem carga horária de 10 horas e acontecem todos os meses. As inscrições são gratuitas. O Sesi em Ribeirão fica no Jardim Castelo Branco, os interessados devem ligar para o número (16) 3627 3366.
O Núcleo Multiprofissional da Unaerp fornece consultas com nutricionistas gratuitamente. Para obter informações o telefone é (16) 3603 6933.

Nenhum comentário: