sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Banca de Jornais?

Qual sua revista favorita? Aquela que carrega embaixo do braço e faz questão de dizer que já foi ou que é assinante?
Este meio de comunicação como qualquer outro passou por mudanças no decorrer do tempo, mas nunca deixou sua principal característica de lado, a da proximidade com o leitor.
Existem revistas para todo tipo de público, e ao contrário dos jornais que sempre desejaram alcançar um grande número de pessoas, muitas vezes heterogêneo, a revista veio com a função de ser objetiva.
A primeira revista segundo a coordenadora do Curso Abril de Jornalismo, Marília Scalzo, nasceu na Alemanha e chamava-se “Edificantes Discussões Mensais”.Ela e as primeiras revistas no século XVII eram parecidas com livros, mas foram consideradas revistas por tratarem em artigos de um assunto específico.
Em 1731 surgiu em Londres a The Gentleman´s Magazine, que tinha esse nome por se parecer com uma grande loja que oferecia de tudo. A palavra magazine então passou a nomear revistas em inglês e francês.
A partir daí, com o desenvolvimento industrial na Europa, a diminuição dos índices de analfabetismo e o novo modelo de vida urbanizado, as revistas foram ganhando cada vez mais espaço.
Elas acompanharam as mudanças do papel da mulher na sociedade, sendo suas companheiras na busca da conciliação do serviço doméstico, nas funções de mãe e com o trabalho fora de casa, talvez por isso as mulheres são até hoje o público mais enfocado.A primeira delas foi a francesa “Mercúrio das Senhoras” e tratava dos trabalhos do lar, de moda e dicas de trabalhos manuais como bordados.
A publicação feminina que marcou a indústria das revistas foi a Cosmopolitan, que nasceu em 1962 e até hoje tem suas edições pelo mundo todo, no Brasil ela é a “Nova”.
A revista Time foi a primeira semanal, o que transformou a forma de se fazer revistas, trazendo o conceito de velocidade de informação.Sete anos depois da Time , em 1930, surgem as revistas em quadrinhos, que vincularam as publicações ao entretenimento.Depois dos quadrinhos, vieram as fotonovelas, que fizeram grande sucesso aqui no Brasil.
Como cada vez mais as publicações buscam um grupo com características próprias, hoje podemos encontrar nas bancas inúmeros títulos, revistas sobre vestibular, medicina, política, para público adolescente, masculino, enfim, a variedade é facilmente visível.
O que diferencia umas das outras, muitas vezes é o contato que ela permite com o leitor. Apesar de ser banal falar da importância da opinião do leitor para a atual comunicação de massa, para as revistas essa relação tem de ser muito valorizada, quanto mais o jornalista conhecer de seu público, mais afinidade pode construir com ele.
Quando se gosta de uma revista costuma-se ler de fora a fora, ela acaba sendo a medida ideal para carregar na mochila e pegá-la em algum momento chato, como uma espera em um consultório médico.
A maneira como um jornalista pode lidar com a notícia é diferente dos jornais diários, programas de TV, internet e rádio, há um tempo maior para a apuração, para se construir críticas e discussões ao redor do assunto, o que as torna companheiras na busca da compreensão do grande número de informações que caem sobre nós diariamente.

2 comentários:

Je ajouter foi amour disse...

lele...é a Mariana, do felipe
ah ta...li rapido demais entao...mas são josé do rio preto tb é interior de sao paulo...desculpa, mas enfim o texto etava perfeito....adorei!!!
Adorei msm
Parabéns

MUito sucesso
Bjaum

Anônimo disse...

Oi lele!!!
Mto bacana!!!
Achei interessante pq participei de uma pelestra sobre historia da ilustração nas revista e então tb pude compreender um pouco do inicio das revistas no mundo e no brasil!
Achei interessante os percursos de algumas revistas como a capricho q antigamente era uma revista de fotonovelas para as mulheres e que de lá até hj sofreu diversas modificações em função da mudança das gerações seguintes!
Principalemte depois do surgimento da televisão que ai entao a fotonovela caiu de vez!
Mto bacana!!
Adoro revistas principalmente qdo possuem um visual bacana!! hehe!

Abraçãozão noce!!!!

Nádia