terça-feira, 7 de julho de 2009

A Festa da Literatura

A segunda maior Feira a céu aberto do Brasil aconteceu de 18 a 28 de junho com intensa programação cultural. A 9ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto promoveu mais de 600 eventos gratuitos abrangendo literatura e manifestações artísticas.
Mais de 100 escritores da literatura nacional e internacional participaram de palestras e debates. Os 48 expositores levaram à Feira uma infinidade de livros com preços promocionais instalados em três pavilhões: Praça XV de Novembro, Praça Carlos Gomes e Esplanada do Pedro II, numa área de 16 mil m². A estrutura dos 71 estandes foi reformulada, nesta edição as entradas estavam voltadas para a parte central das praças, proporcionando maior segurança e conforto ao público e aos livreiros.
A organização do evento recebeu 408. 324 pessoas que participaram ativamente. Cerca de 800 pessoas trabalharam na organização e infra-estrutura do evento. Além da população de Ribeirão Preto, a Feira recebeu visitantes de mais de 100 cidades e de outros Estados. Entre as mais de 60 apresentações musicais estiveram artistas locais, corais e shows com grandes nomes da MPB, além da apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e dos convidados chilenos Tita Parra e Antar Parra.

Homenagens e presenças internacionais
Em 2009, a Feira homenageou o Chile, o Estado do Amazonas e a poetisa Cora Coralina. O patrono foi o escritor e idealizador da Feira Nacional do Livro, Galeno Amorim. Do Amazonas, quatro importantes expoentes da cultura estiveram presentes: Thiago de Mello, Sérgio Augusto Freire, Milton Hatoum e Márcio Souza.
A Feira de Ribeirão Preto também ganhou repercussão internacional com a presença dos escritores chilenos Luis Sepúlveda, Luis Aguilera e Tito Alvarado. De Cuba Tirso Saenz e de Portugal, João Camilo dos Santos e da Itália, Giovanni Ricciardi.

Autores
Alguns dos principais autores que participaram dos 11 dias do evento: Augusto Cury, Ali Kamel, Carlos Heitor Cony, Cristovão Tezza, Deonísio da Silva, Fernando Morais, Frederico Barbosa, José Miguel Wisnik, José Hamilton Ribeiro, Lourenço Mutarelli, Luiz Felipe Pondé, Marcelo Mirisola, Márcia Tiburi, Marcos Pontes, Marcelo Rubens Paiva, Marçal Aquino, Moacyr Scliar, Martha Medeiros, Olivier Anquier, Pasquale Cipro Neto, Pedro Bandeira, Rubens Ewald Filho, Sérgio Freire, Xico Sá, Zuenir Ventura, entre tantos outros grandes nomes que foram aclamados pelo público.

Novidades
Inúmeras novidades envolveram a 9ª Feira, algumas delas na Praça Carlos Gomes que recebeu espaços temáticos especiais. Um desses espaços em menção a casa da poetisa Cora Coralina contou com performances artísticas de Tina Oliveira. Outra novidade foi a comemoração do Ano Internacional da Astronomia, que transformou a praça em um observatório montado pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos). Com os telescópios foi possível ver o planeta Saturno e aglomerados de estrelas distantes, além de um planetário com imagens projetadas a 180º.
A Praça também recebeu a "Cidade do Livro", um projeto itinerante, voltado ao público infantil, que promove um passeio cultural e educativo com atividades, personagens e cenários incentivando à leitura. Reunindo educadores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, a Feira do Livro promoveu no dia 22 de junho o Simpósio "Ciência, Literatura e Cultura", que durante um dia debateu assuntos envolvendo cultura, literatura, jornalismo científico e astronomia.
Outra novidade foram os convidados da área gastronômica, chefs de cozinha que compartilham através das letras suas experiências gastronômicas e participaram de deliciosos bate-papos no Espaço Renato Aguiar. A Feira contou também com dois prêmios: "Prêmio Literário Cora Coralina" e "Prêmio Rubem Cione de Ciência, Literatura e Cultura", ambos tiveram as inscrições abertas entre março e abril e tiveram os prêmios entregues durante o evento.

Música
Shows com Adriana Calcanhotto, João Bosco, José Miguel Wisnik, Jorge Vercillo, Lenine, Luiz Melodia, Maria Rita, Mulheres de Hollanda, Ná Ozzetti, Oswaldo Montenegro, Paula Toller, Paulinho da Viola, Toquinho e MPB4 e Vanessa da Mata, além de shows locais em diversos espaços da Feira atraíram grande público, sendo que o recorde desta edição foi o show da Vanessa da Mata que reuniu 32 mil pessoas.


Os números da Feira 2009:
Investimento: R$ 2,4 milhão
Público esperado: 408.324 mil
Eventos: mais de 600
Apresentações musicais: 60
Número de estandes: 71
Expositores: 48
Empregos: 800 (funcionários da limpeza, segurança, monitores, empregados das empresas terceirizadas e funcionários dos expositores).

Nenhum comentário: