quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Um pouco da nação

Nos anos 90 no interior do Recife nasceu uma nova batida, uma mistura de modernidade com raízes nordestinas: o manguebeat. O ritmo foi imortalizado pela banda Nação Zumbi e Chico Science, que deixaram Pernambuco para mostrar para o Brasil e para o mundo um som verdadeiramente brasileiro.
O manguebeat é um movimento que reúne músicos como Mundo Livre S/A, Mombojó e Mestre Ambrósio, mesclando maracatu, ciranda, embolada com rock alternativo e música eletrônica.
O primeiro Cd do Nação Zumbi foi Da Lama ao Caos, em 1993, que teve uma de suas faixas, a música Praieira na trilha sonora da novela Tropicaliente.
Chico Science acompanhou a banda em mais um Cd: Afrociberdelia , antes do acidente de carro que tirou sua vida em 1997.
Em sua homenagem foi gravado o Cd duplo CSNZ, com músicas ao vivo e alguns remixes. Em 2000 a banda toma fôlego e grava Rádio S.A.M.B.A, com o integrante Jorge Du Peixe no vocal.
A partir daí Nação Zumbi lança músicas poderosas como “Meu Maracatu Pesa Uma Tonelada” e é considerada uma das maiores bandas independentes brasileiras.
2005 é o ano de lançamento do Cd Futura, em que os músicos abusam das experimentações com música eletrônica.
No final de outubro a banda lançou seu último trabalho: Fome de Tudo, reconhecido como o mais melódico de sua história, contando até mesmo com a participação especial da cantora Céu, porém, as letras continuam trazendo a crítica social e a poesia do maracatu.
Nesta semana foi celebrado o dia nacional da consciência negra, manifestações de nossa raiz cultural invadiram todo o país, uma data de denúncia, protesto e resistência. Bandas como Nação Zumbi demonstram a riqueza da cultura negra, muitas vezes esquecida.

Nenhum comentário: