terça-feira, 17 de abril de 2007

Uma campanha que vale a pena :)

De 23 a 29 de abril, acontecerá a Semana Desligue a TV. A proposta é que todos os cidadãos fiquem uma semana sem ligar a televisão, para depois religá-la com mais critério e dando mais valor a importância desse meio.
Esta campanha pode parecer infantil sobre um olhar superficial, porém, envolve uma rediscussão do papel da televisão em nossas vidas, afinal, somos o país com a maior média de horas na frente da TV por dia: 4 horas e 51 minutos, segundo a coordenadoria do projeto Desligue a TV.
A Semana Mundial Sem Televisão acontece mundialmente na mesma data. A idéia foi concebida em 1994, pela Ong norte americana TV-Turnoff Network, que busca formas de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os EUA possui também uma das maiores médias de horas de televisão por dia, 2 horas e 8 minutos.
No ano passado mais de 7,6 milhões de pessoas ao redor do mundo desligaram a TV durante essa semana, e optaram por realizar outras atividades. Esse é o grande ponto da campanha, desligar a TV para buscar melhores formas de ocupar o tempo e incentivar os familiares e amigos a também procurarem alternativas.
Essa discussão é muito válida, especialmente no Brasil, em que para a maioria da população a televisão é o principal meio de entretenimento , informação e formação.
O slogan da campanha é “Seja o ator! Não seja o espectador!”, pretende-se assim incentivar a população a discutir formas saudáveis de usar o tempo livre, procurando maneiras de colaborar mais com a sociedade, do que ficar por horas sentado na frente da televisão e assumir a posição apenas de espectador.
Esse assunto remete também à criação de formas alternativas de comunicação que expressem o que é de real interesse da população e, superem a grande mídia, em que poucos colocam suas idéias para a maioria.
O ideal de vida transmitido pela televisão é, em grande parte das vezes, a cultura urbana regida pelo consumismo. Realidade essa que ao contrário do que mostram os programas televisivos é a cultura de uma minoria.
Ao realizar um trabalho de pesquisa com o assentamento II , MST Sumaré, durante o ano passado, pude perceber o quanto a cultura urbana influi no meio rural .Os mais velhos que participaram da luta pela conquista da terra, tem muito medo de que o ideal do assentamento acabe se perdendo, devido à influência direta dos valores urbanos e a desvalorização da cultura rural.
Uma cultura não deve suprimir a outra, mas sim buscar caminhos para a troca, para uma convivência harmoniosa, e nessa busca os meios de comunicação tem importância fundamental, porém, ela não é realizada, pois, o que se vê é a repetição exaustiva dos mesmos modelos de vida, como se todo brasileiro vivesse como os paulistanos e cariocas de classe média-alta.
È direito de todo cidadão ter espaço para expressar suas idéias, e dentro de seus pequenos espaços de conivência discutir os interesses e problemas da população.
Nesse contexto de mídia alternativa, é importante que nós como leitores apoiemos projetos como jornais de bairro, sites de mídia alternativa, fanzines, rádios livres e tantas outras formas de expressão.
Acesse o site
http://www.desligueatv.org.br/ .Colabore com a campanha, desligue a sua TV entre os dia 23 e 29 de abril e busque formas alternativas de se comunicar.

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