sábado, 3 de fevereiro de 2007

Tv de qualidade, cadê?

Na TV aberta brasileira é muito difícil encontrar programação de qualidade, você muda de canal e quase nem percebe que mudou, os canais repetem as mesmas fórmulas de produção desde o inicio da televisão.
Nossa Tv funciona no sistema de concessões, os que estão na direção das emissoras em nosso país tem interesses privados.
A regulamentação dessas concessões e dos direitos e deveres das emissores não é colocada em prática, as concessões envolvem leis subjetivas e interesses estritamente financeiros.
Na luta acirrada pela audiência, a ética fica diversas vezes esquecida.Programas que se utilizam da pobreza, da diversidade de todo tipo são comuns, explorando a imagem de diversas pessoas, desrespeitando os direitos humanos.
Porém todo esse péssimo cenário não é percebido somente nas emissoras de tv aberta de nosso país, pois as emissoras ligadas ao sistema de tv paga diversas vezes também não apresentam programação de qualidade, talvez porque a maioria das emissoras pagas são dos mesmos donos das emissoras abertas.
Estão sendo dados diversos passos em torno de uma tv de mais qualidade, como a ong midiativa, as televisões educativas, e a popularização de vídeos pela Internet. São passos ainda pequenos, sendo que uma boa parte da população brasileira não tem acesso diário a Internet, e se informa pelos jornais televisivos, mas que com certeza fazem a diferença.
A minha preocupação é que existem em nosso país poucas escolas de comunicação que pesquisem caminhos alternativos as fórmulas comerciais da televisão.
Torna-se imprescindível discutir e buscar a prática, pois a tv é um meio de comunicação com grande força, principalmente se bem usado.

Nenhum comentário: