quinta-feira, 10 de maio de 2007

A proposta da aula de Iniciação ao Jornalismo era transformar algo que aconteceu dentro da nossa rotina em matéria jornalística.
Eu exagerei um pouco nos fatos, mas o exercício foi muito bom.

Mulher ofende morador de rua em Poços de Caldas

Na tarde de ontem (8), por volta das 19h, a estudante A.P., 21 anos ofendeu injustamente um morador de rua conhecido como Lavador na cidade turística de Poços de Caldas, interior de Minas Gerais e causou tumulto em uma das avenidas mais movimentadas da cidade.
A estudante havia estacionado seu carro na Av. Presidente Kenedy na parte da manhã e foi fazer compras junto com seu namorado.“Quando cheguei no começo da avenida vi um homem mexendo no meu carro, fiquei desesperada e saí gritando para impedir”, relatou A.P.
No momento em que ela começou a gritar, muitas pessoas que passavam pela avenida foram em direção ao homem, um deles chegou a bater em suas costas.“Eu comecei a falar que não tava fazendo nada, mas eles não me ouviam, e a moça lá continuava a gritar que nem uma louca”, disse Lavador.
A confusão chamou atenção dos guardas municipais, que já conheciam o morador de rua e sabiam que ele sobrevivia de lavar carros na rua.
Segundo o guarda Márcio Gouvêa , isto já havia acontecido uma vez “ele sempre fica lá lavando os carros, sem pedir para as pessoas, aí quando elas voltam ele pede um trocado pelo serviço”.
A.P. pediu desculpas ao morador e a todos que se envolveram no caso, “Fiquei com vergonha disso tudo, principalmente do morador de rua”.
Este caso leva a reflexão sobre uma pesquisa sobre do que e porque as pessoas têm medo, divulgada no dia 1º de maio deste ano pelo jornal “Folha de São Paulo” .A pesquisa demonstrou que as pessoas que mais temem a violência são àquelas que não tem relação direta com ela, assim dentre os entrevistados pela pesquisa , os que disseram ter mais medo são aqueles que vivem nos bairros nobres, enquanto as pessoas que vivem nos bairros com maiores índices de violência declararam que aprenderam a lidar com os problemas que já fazem parte do cotidiano.
A estudante nunca foi assaltada, mora em uma pequena cidade do interior de São Paulo- São José do Rio Pardo, onde os índices de atos de violência são baixíssimos em comparação a outras cidades do estado.“O medo nos casos dos que nunca tiveram momentos de real perigo procede do temor ao que desconhece”, explicou a psicóloga Andréa Junqueira.
Questionada sobre o caso que envolveu A.P. a psicóloga disse que no caso dela a imagem de que um morador de rua oferece perigo é forte no seu subconsciente , então sua primeira reação não foi verificar o que estava acontecendo, mas sim acusá-lo de estar roubando seu veículo.

Um comentário:

Je ajouter foi amour disse...

estava passeando pelo seu blog e me deparei com esse texto...CARAMBA...FENOMENAL....ri muito com a proposta e com a sua resposta pra ela....muito bom Le...muito bom
Muito diferente!!
Só não sabia q em S. J do Rio Preto a violência é menor já q eu soube o indice de jovens envolvidos com drogas e o alto nível de desemprego afetam a cidade!!

Mas enfim...tá td excelente

Bjaum